Psicoterapia

A realidade precária na infraestrutura das penitenciárias brasileiras, a extensa jornada de trabalho e o ambiente estressante repleto de ameaças e pressões, são alguns fatores que desequilibram o físico e o psíquico dos servidores que trabalham dentro das unidades prisionais. Com o contato direto com os internos e sendo vistos por estes como responsáveis pela custódia, os Policiais Penais são diariamente expostos a situações geradoras de estresse.

Muitas vezes subestimado, o adoecimento psicológico é visto como fraqueza, fragilidade e até mesmo incompetência, o que acaba retardando a identificação e busca por tratamento do problema. Delírio, transtornos cognitivos, estresse pós-traumático, neurose profissional, transtorno de vigília-sono, síndrome do esgotamento profissional (burnout), síndrome do pânico e alcoolismo crônico são exemplos de transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho. O sofrimento no trabalho repercute não só na vida psíquica, como colabora para uma desestruturação na saúde em todos os seus aspectos.

Diante desse cenário e do ambiente ao qual os Policiais Penais são submetidos, a ASSPEN, pensando no bem-estar dos servidores, passou a disponibilizar psicoterapia com a psicóloga e pedagoga, Dra. Luiza Rosa (CRP 01-17805). As sessões ocorrem com horário marcado na sede da ASSPEN, mas para o conforto e comodidade, também está disponível a terapia online que permite mais possibilidade de adequação a rotina e é uma excelente alternativa para quem deseja evitar deslocamentos.

Para agendar uma consulta basta entrar em contato através dos telefones de contato da Associação: (61) 3226.2029 ou (61) 9 9167.8831. O sigilo é sempre preservado e os valores são simbólicos.

Além de terapia individual, a ASSPEN também promove palestras sobre problemas emocionais, levando o conhecimento até as unidades prisionais do DF. Temas como: autocontrole em situações de risco e síndrome de bournout já foram debatidas em eventos totalmente gratuitos e voltados para os servidores do sistema penitenciário do Distrito Federal.

*Tabelas diferenciadas para Associados ASSPEN e não-associados.