MAIO LARANJA 🧡
18 de maio
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 e 5 anos de idade.
Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente em nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos casos cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.
Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.
A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. Por isso a data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.
Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.
O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja. O #maiolaranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade a este assunto.
Fonte: maiolaranja.org.br/
Abuso não é brincadeira.
Proteger a criança de hoje é proteger o adulto de amanhã.
A ASSPEN/DF apoia essa causa. 🧡