Nossa marca, nossa luta!
asspendf2022-03-30T08:33:34-03:00O brasão da ASSPEN-DF nasceu de uma conjunção de ideais e tornou-se um símbolo de união
Quando a ASSPEN-DF nasceu, surgiu a necessidade de termos um símbolo que interpretasse nossos ideais. Uma representação gráfica única que representasse o valor, a honradez e o compromisso social de nossa categoria. Muito mais que uma marca, uma chancela. Foi então que alguns fundadores se reuniram para montar o brasão da entidade.
O nome ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL foi criado pelo atual presidente, Paulo Filgueiras, no intuito de demonstrar a união dos trabalhadores que formam essa categoria tão plena de diversidades. O círculo azul marinho que o recebe, denota a concepção de lisura e indestrutibilidade, adjetivos importantes na construção de relações de confiança e segurança e esse layout foi construído pelo primeiro conselheiro, Luiz Tadeu Miranda.
A expressão “Fortitudinem, et Honorem” é o lema da ASSPEN-DF, “Força e Honra”, uma sugestão do diretor Alexandre Tavares. O idioma em que foi grafado, latim, nos remete à longevidade e fortalece o pensamento de superação e resistência. Originalmente utilizado pelo antigo exército romano e, atualmente, ostentada por algumas forças militares no Brasil e no mundo, a frase resume perfeitamente o sentimento que nos motiva em todos os nossos embates diários.
Ao centro, a imagem duplicada de Os Candangos, do artista Bruno Giorgi, representa a guarda, proteção e segurança ao Distrito Federal e sua inclusão no brasão também foi contribuição do Alexandre Tavares fazendo uma analogia aos AGEPENS-DF no desempenho de suas funções inerentes.
Portanto, essa é nossa insígnia e nos orgulhamos em utilizá-la anexa a tudo que diz respeito à associação desde 2012, ano em que foi criada.