Educação, fator imprescindível na ressocialização e recuperação dos detentos
asspendf2022-03-30T08:31:13-03:00Em nosso espaço de homenagens dessa edição, a ASSPEN fica feliz em lembrar-se de uma figura importante no conturbado ambiente carcerário, a professora Rochane Rocha, diretora das escolas prisionais do Distrito Federal desde 2007, atualmente Centro de Ensino 01 de Brasília.
Os educadores do Sistema Penitenciário do DF, assim como a Rochane, têm um papel imprescindível na ressocialização e recuperação dos detentos. Ao todo, são 58 professores que atendem a 1300 internos estudantes. Em cada unidade prisional existe um pavilhão escolar, onde são ministradas aulas na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do primeiro, segundo e terceiro segmento, o que equivale da alfabetização até o ensino médio.
Além de um direito fundamental, a Educação impacta em todas as áreas da vida do indivíduo e sua importância vai além de ensinar a ler e escrever ou mesmo fazer contas, mas é a possibilidade de muitos vislumbrarem um futuro melhor, mais próspero e longe da vida de crimes.
Através da aquisição de conhecimento, é oportunizado aos detentos seu desenvolvimento econômico, social e cultural, um novo horizonte que talvez não lhe fosse possibilitado fora do presídio, considerando que muitos nunca frequentaram uma escola.
Por isso, nossas congratulações à professora Rochane e sua equipe. Que perseverem e continuem plantando ‘sementes do bem’ nos corações de seus alunos, afinal, até em rochas já vimos florescer.
“Somos um grupo que busca as alterações e mudanças de comportamento do nosso alunado através do conhecimento. Trabalhamos com afinco para promover a autoestima, o autoconhecimento e o resgate do indivíduo privado de liberdade. Temos nós esmerado para levar a esse nosso público o conhecimento como fonte de sabedoria e melhoria de vida. Contamos sempre com o apoio dos agentes de atividades penitenciárias, os militares, civis, diretores para nos ajudar nessa incansável luta. Aproveitamos esse espaço para reforçar a grande ajuda de todos os servidores do Sistema para que o nosso trabalho aconteça de forma satisfatória e eficiente. O trabalho é árduo, mas é edificante. Abraços da professora Rochane.”